Profissionalização

Abertas as inscrições para o Programa Juventude Digital

As inscrições vão até o dia 18 de outubro numa parceria Sebrae Ceará e Prefeitura de Fortaleza

Sancionado pelo prefeito de Fortaleza José Sarto, o projeto de lei que cria o programa Juventude Digital, com foco na geração de emprego e renda e inclusão digital voltado para os alunos das escolas públicas municipais.

Os cursos são gratuitos e em vários formatos: on line, híbrido ou presencial e, ao todo, 40 mil estudantes devem ser beneficiados sendo, quatro mil neste ano e 12.500 por ano, a partir de 2022. Todos esses jovens capacitados pelo programa, vão entrar no mercado de trabalho nas áreas de programação, design e jogos eletrônicos.

Eixos

O programa Juventude Digital é dividido em três eixos:

  • Juventude Digital (JD) 9º ano, voltado para alunos da rede municipal;
  • JD Mercado, com cursos de programação e design;
  • JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais, em parceria com o Sebrae Ceará - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará. 

Os cursos ofertados são: JD 9º ano; Crie fácil seu site; Introdução à Robótica; Criando um aplicativo para Android; Introdução ao Mercado de jogos e suas oportunidades; e Como empreender com jogos digitais. Nesse caso específico, os alunos do 9º ano podem se inscrever na própria escola da rede pública municipal ou pelo site. 

Já os demais cursos, JD Mercado e JD Games, são voltados para jovens de 15 a 29 anos. As aulas começam em 20 de outubro e as inscrições podem ser realizadas até 18 de outubro, no site do projeto https://jd.fortaleza.ce.gov.br/