Consultoria

Ação do Sebrae ajuda empresário que mora em Portugal a administrar empresa em Fortaleza

A implantação de processos e sistemas vem ajudando o empresário David Bermudez a morar no exterior e continuar à frente dos seus negócios no Brasil

Administrar uma empresa não é uma tarefa simples, exigindo conhecimento e disciplina por parte do empreendedor. Imagina conseguir comandar uma empresa mesmo morando em outro continente. Esta tem sido a rotina do empresário David Bermudez, que há dois anos reside em Portugal e segue à frente de quatro negócios localizados em Fortaleza. Para que isso seja possível, ele vem contando com o apoio do Sebrae.

Dono da Bronx, empresa prestes a completar 21 anos no mercado, David vem se dividindo entre a rotina com a família na cidade do Porto e a administração das duas lojas de varejo de roupas e acessórios ligados a cultura skate e de uma loja de varejo e outra de atacado de produtos para o segmento de tatuagem. Mas antes de embarcar para o continente europeu, o empresário resolveu se preparar e o Sebrae foi fundamental neste processo.

“Quando decidi ir pra Portugal eu decidi me preparar e ai o Joviano Gonçalves, (analista do Sebrae) me ofereceu uma consultoria de melhoria contínua que, a princípio, duraria seis meses. A consultora fez um excelente trabalho, que conseguiu em um ano colocar a loja nos eixos, o que eu não consegui em 20 anos”, afirmou David.

De acordo com o empresário, a consultoria foi fundamental para ajudar a profissionalizar a gestão da empresa. “Sempre comandei a empresa de uma maneira só, tentando, gastando tempo, dinheiro e essa consultoria tem nos levado à maneira certa de controle de estoque, de pagamentos dos impostos, de trabalhar da maneira correta, de ser mais racional com os funcionários. É a segunda vez que eu renovo este produto com o Sebrae e não há o que reclamar, são só elogios. Pela primeira vez a empresa funciona como uma empresa e não como uma extensão do que eu imagino”.

Segundo David, as mudanças implantadas com a orientação da consultoria do Sebrae vêm possibilitando que ele tenha o controle das operações da empresa mesmo à distância. “Nós, implantamos sistemas online que concentram as informações dos meus quatros negócios em um lugar só, onde eu posso observar os números, também implantamos metas, câmeras e sempre que preciso consigo realizar reuniões via internet”.

Ele explica ainda que a distância e as mudanças implantadas acabaram alterando também a forma como ele se relaciona com os negócios. “A cada dia que passa eu vou me afastando do dia a dia e me concentro nas decisões mais importantes, as decisões pequenas eu deixo na mão da minha gerente, da qual eu confio completamente e na consultoria”.

O êxito alcançado com a consultoria já faz o empresário pensar nos próximos passos para a empresa. “O primeiro trabalho da consultoria foi controlar estoques, unificar sistema, ajudar a regularizar a questão fiscal. E agora o segundo passo é entrar na área do marketing, estamos contratando uma empresa de marketing digital e uma empresa de marketing off-line para dar um passo à frente. Primeiro arrumamos a casa e agora queremos ser vistos novamente”.

E o resultado final é a felicidade do empresário em conseguir equilibrar a vida profissional e pessoal. “Poderia talvez estar mais rico, talvez com mais lojas, mas a minha visão como empreendedor é ter mais tempo pra mim, pra minha família, do que estar neste estresse que a gente vive. Em Portugal as pessoas vivem menos estressadas e como empresário procurei equilibrar a minha vida profissional com a minha vida pessoal e aconselho a todo mundo fazer isso”.

Consultoria

Para o analista do Sebrae, Joviano Gonçalves, a consultoria oferecida pela instituição pode ser um diferencial importante para aumentar a competitividade e, consequentemente, garantir a sobrevivência dos negócios. "O objetivo da consultoria é realizar um diagnóstico do negócio, identificar necessidades e sugerir ações de melhoria em áreas estratégicas para as empresas, como o planejamento, finanças, marketing, vendas e recursos humanos, por exemplo".

De acordo com Joviano, ao contrário do que os empreendedores pensam, a consultoria não é exclusividade das grandes empresas. "Todo negócio, independente do porte, pode se beneficiar com o trabalho de uma consultoria, pois o consultor ajuda a desenvolver e implantar um projeto a fim de aprimorar as práticas de gestão empresarial, otimizar recursos e auxiliar na tomada de decisões. E o Sebrae oferece aos pequenos negócios estas consultorias de forma subsidiada, o que dá a eles condições de terem acesso a esse serviço especializado a um custo acessível aos empreendedores".

SERVIÇOS

Para mais informações sobre as consultorias do Sebrae ligue 0800.570.0800