Território

Bom Jardim recebe Projeto Meu Bairro Empreendedor

A iniciativa da Prefeitura terá o Sebrae como um dos parceiros

O prefeito Roberto Cláudio lançou na última sexta-feira (29/03), o Projeto Meu Bairro Empreendedor. Implantado inicialmente no bairro Bom Jardim, o projeto-piloto visa ao fomento da economia local por meio de diversas ações. A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE), objetiva estimular a organização de pequenos produtores e empreendedores, desburocratizar a formalização, realizar capacitações técnicas e gerenciais, consultorias, facilitar o acesso ao microcrédito, com foco no desenvolvimento de novas empresas e na expansão das existentes, além de organizar os produtores locais para participarem do Programa de Compras Governamentais da Prefeitura de Fortaleza.

Na ocasião, o Prefeito, acompanhado de secretários municipais, inaugurou o primeiro Centro de Referência do Empreendedor, que ofertará atendimentos voltados à intermediação de mão-de-obra, capacitações, consultorias e mentorias. Além disso, a iniciativa oferecerá espaços voltados para empresas de base tecnológica com ambiente co-working, sala de treinamento, ateliê de moda e local para realização de feiras para pequenos negócios. Também serão criados núcleos de cooperação, a exemplo das áreas têxteis e de agricultura urbana.

“A ideia é estimular a economia dentro do bairro. O Centro de Referência é um ponto de encontro para o empreendedor e para o potencial empreendedor. Aqui serão ofertadas capacitações em parceria com muitas instituições, a exemplo do Sebrae e de bancos públicos e privados que ofertam microcrédito. Buscaremos facilitar a vida de quem quer se formalizar, capacitar-se, buscar alvará de funcionamento, tornar-se um microempreendedor individual. Queremos garantir direitos a quem empreende”, destacou Roberto Cláudio.

O superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, juntamente com o articulador da instituição em Fortaleza, Silvio Moreira, esteve presente ao lançamento reforçando a parceria com a Prefeitura no projeto. De acordo com ele, o Sebrae estará presente no centro de referência disponibilizando à população seus produtos e serviços, como capacitações e consultorias, visando apoiar os empreendedores do bairro, fomentar a cultura empreendedora e estimular a formalização dos pequenos negócios.

Como participar do projeto?

Moradores do bairro e de seu entorno (empreendedores ou interessados em empreender) podem dirigir-se ao Centro de Referência. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Parceiros

Além do Sebrae, o Projeto Meu Bairro Empreendedor conta com a parceria da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Associação Somos UM, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco Santander, Banco Palmas, Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), Conselho Regional de Contabilidade da 8ª Região - CE, Conselho Regional de Administração (CRA), Centro Universitário da Grande Fortaleza (UNIGrande), Universidade de Fortaleza (Unifor), Moeda Seed e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento Periciais, Informações e Pesquisas do Ceará (Sescap).

Com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza