Desburocratização

Comitiva de Santa Catarina conhece experiências do Ceará com a RedeSimples

Durante dois dias, o grupo participou de reuniões e encontros em Fortaleza

O Sebrae/CE recebeu na última quinta-feira (03), uma comitiva vinda de Santa Catarina para conhecer as experiências do Ceará na implantação da RedeSimples, projeto nacional que visa desburocratizar o registro de novas empresas. O grupo visitante foi composto por representantes da Junta Comercial, membros de secretarias e outros órgãos do Governo do Estado de Santa Catarina, além de representantes do Sebrae/SC. 

A visita técnica teve início na sede do Sebrae/CE, onde a comitiva de Santa Catarina recebeu as boas vindas da diretoria da instituição e pôde presenciar a fala da presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Carolina Monteiro, que apresentou os projetos de integração que estão sendo desenvolvidos pelo órgão estadual. 

Na oportunidade, Carolina destacou a relevância da visita.“É extremamente importante para nós, pois significa a proporção de alcance do Projeto (RedeSimples Digital). Carolina apresentou o cenário atual de aberturas de empresas no estado e as ações realizadas que possibilitaram a simplificação de procedimentos, acentuando que na Redesim “o trabalho de integração é, sem dúvida, o de simplificar e redesenhar os processos em cada órgão”.  

Para o assessor de Políticas Públicas do Sebrae/CE, Elgma Araújo, a vinda do grupo é um importante reconhecimento ao trabalho exitoso que foi implantado no estado pelos parceiros da RedeSimples. “ Ficamos muito felizes de hoje podermos receber e de alguma forma servir de inspiração para que outros estados e municípios implantem ações semelhantes que possam beneficiar os empreendedores com um ambiente de negócios mais favorável”. 

Na sexta-feira (04), a comitiva de Santa Catarina foi à Jucec para participar de uma série de reuniões com órgãos de registro e licenciamento estadual e municipal, como a Secretaria da Fazenda (Sefaz/CE), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). 

Durante a visita técnica, o Secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Amandio João da Silva Júnior, destacou a importância da atuação do Sebrae junto ao Estado na missão de facilitar os processos de registro de novas empresas. “Mais do que um simples parceiro, o Sebrae é como um pilar de sustentação para o desenvolvimento de políticas públicas que vão ao encontro de tudo o que tratamos na visita técnica e de tudo que pretendemos realizar a médio e a longo prazo”. 

RedeSimples 

A REDESIMPLES – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização visa racionalizar o processo de abertura de empreendimentos, envolvendo todos os órgãos responsáveis por tais procedimentos nas esferas de governos federal, estadual e municipal, disponibilizando para os usuários um conjunto de informações, orientações e procedimentos que permitam simplificar o processo de registros e baixas de empresários e pessoas jurídicas, assegurando, como dispõe a norma, a entrada única de dados cadastrais e de documentos.