Educação

Fórum reúne educadores da região do Jaguaribe

O evento faz parte do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae

Mais de 200 professores, diretores de escolas e demais profissionais da educação de municípios da região do Jaguaribe participaram na última sexta-feira (04) do Fórum de Educação Empreendedora, realizado na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (UECE/FAFIDAM), em Limoeiro do Norte. O evento promovido pelo Sebrae/CE, faz parte do Programa de Educação Empreendedora da instituição.

Durante a abertura do Fórum, o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, destacou a importância do programa para fomento de uma cultura empreendedora no estado. De acordo com ele, o programa busca contribuir para o desenvolvimento de novas competências, habilidades e atitudes empreendedoras em crianças e jovens, desde o ensino fundamental até o ensino superior.

Também estiveram presentes ao evento, a articuladora do Sebrae na região do Jaguaribe, Wandrey Pires, o diretor da faculdade de Filosofia D. Aureliano Matos, João Rameres Reges e a secretária de Educação de Limoeiro do Norte, Fátima Holanda.

A palestra magna do Fórum foi realizada pelo professor José Motta Filho, mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, pela Must University, e especialista em Gestão Escolar, pela FAE Business School. Na oportunidade, ele falou sobre os novos métodos de educação em um mudo exponencial, onde crianças e jovens estão cada vez mais conectados.

No período da tarde, o professor Mota também ministrou a oficina Metodologias Ativas de Ensino” para professores e profissionais de educação da região. A programação do evento, contou ainda com a oficina “Tendências da Educação Empreendedora”, ministrada pela analista técnica do Sebrae/CE e especialista em Moderna Educação pela PUCRS, Mônica Arruda Lima.

Educação Empreendedora

O Programa de Educação Empreendedora do Sebrae atua nos níveis de ensino fundamental, médio, profissional e superior. No Ceará, no ano passado, mais de 40 mil alunos das redes públicas e particulares foram beneficiados pelas ações do programa.

Entre estas ações está o Jovem Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que trabalha com crianças e jovens de 1º ao 9º ano dos ensinos fundamentais e médio, incentivando comportamentos empreendedores, de forma a estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mundo do trabalho por meio de uma postura empreendedora e autônoma.

Na região de Jaguaribe, o JEPP está sendo aplicado este ano em 12 escolas, dos municípios de Limoeiro do Norte, Morada Nova e Jaguaribe, beneficiando 3.453 alunos.