Investimento

Programa Investe Turismo é lançado no Ceará

No estado, o programa irá beneficiar a cidade de Fortaleza, bem como os municípios integrantes da Rota das Emoções: Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz, Trairi e Jijoca de Jericoacoara

A cidade de Fortaleza recebeu nesta sexta-feira (07) o Seminário do Programa Investe Turismo. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria como o Sebrae Ceará e Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), tinha o intuito de apresentar aos atores públicos e privados ligados à atividade turística as ações do programa que visa acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil. O Programa Investe Turismo, que prevê investimentos da ordem de R$ 200 milhões em todo o país, é fruto de uma parceria do Sebrae Nacional, Ministério do Turismo e Embratur.

O Seminário, realizado no Centro de Eventos do Ceará, contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, do secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, do secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, do superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, do diretor técnico da instituição, Alci Porto e da representante do Sebrae Nacional, Germana Magalhães. Também estiveram presentes empresários e lideranças do segmento do turismo, gestores públicos e parlamentares federais.

O superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, destacou a importância do turismo para a economia do Ceará, ressaltando o seu papel na geração do emprego e renda, além do trabalho que a instituição desenvolve para o fomento e a estruturação de cinco rotas turísticas no estado.  “O Ceará vem fazendo um grande trabalho no turismo, como pode ser atestado pela premiação concedida ao secretário Arialdo como o melhor secretário de turismo do Brasil e o Sebrae Ceará também vem tendo uma ação importante neste segmento, principalmente nos territórios da Rota das Emoções, da Rota das Falésias, da Rota Verde do Café, da Rota Mirantes da Ibiapaba e da Rota do Cariri”.

Cartaxo disse ainda que o Programa Investe Turismo tem como grande público alvo os pequenos negócios. “É preciso valorizar e reconhecer os pequenos negócios, pois são eles os grandes responsáveis por movimentar a economia brasileira. Foram eles que no primeiro quadrimestre do ano ajudaram a gerar quase 300 mil novos empregos com carteira assinada”.

Em seu discurso, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, enfatizou que o programa é uma convergência de esforços para que o setor de Viagens assuma a missão de ser um forte gerador de empregos do Brasil. “A essência do programa é a parceria. O Investe Turismo reúne ingredientes estratégicos para transformar cidades em grandes destinos turísticos e rotas em experiências memoráveis para os viajantes. O setor vai assumir, definitivamente, sua vocação”, ressaltou.

O ministro destacou ainda que a parceria com as secretarias de turismo, bem como com as instâncias de governança estaduais e municipais, é ingrediente fundamental para a consolidação do projeto. “Não há nada mais estimulante do que trabalhar para melhorar a vida da nossa população”, finalizou.

Para o secretário estadual de Turismo, Arialdo Pinho, o estado vive um excelente momento na indústria de Viagens, que tem impactado todo o desenvolvimento econômico e social da região e do país. “O Investe Turismo vem para fortalecer ainda mais este grande potencial do nosso turismo”, complementou o secretário. De acordo com a última pesquisa mensal de serviços do IBGE, o Ceará registrou crescimento de 10% nas atividades turísticas nos últimos 12 meses, enquanto o Brasil avançou 3,3% no mesmo período.

Além de conhecer as ações e projetos do Investe Turismo, os empresários participantes do seminário também tiveram a oportunidade de conhecer as linhas de crédito e outros mecanismos disponíveis no Programa para auxiliar na estruturação e formalização da atividade turística.

Investe Turismo

O Investe Turismo está estruturado em quatro linhas, que são: o fortalecimento da governança; melhoria dos serviços e atrativos turísticos; marketing turístico e apoio à comercialização e atração de investimentos; e facilitação do acesso a serviços financeiros. Ao Sebrae coube a capacitação e incentivo ao empreendedorismo dos pequenos negócios do setor.

No Ceará, o Investe Turismo irá beneficiar a cidade de Fortaleza, bem como os municípios integrantes da Rota das Emoções: Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz, Trairi e Jijoca de Jericoacoara. Além das cidades cearenses, o roteiro turístico também será contemplado com ações do Programa em municípios dos estados do Piauí e Maranhão.