Qualificação

Sebrae e CAU/CE irão estimular o empreendedorismo entre arquitetos e urbanistas

A ideia é aumentar a formalização a partir da oferta de orientações e capacitações para os profissionais e também para os estudantes da categoria

Uma parceria entre o Sebrae Ceará e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) pretende qualificar os profissionais de arquitetura e urbanismo do estado nas áreas de empreendedorismo e gestão de negócios. Esta iniciativa busca estimular o empreendedorismo entre os profissionais desta categoria e ao mesmo tempo capacitá-los para entender melhor o mercado e para gerir suas empresas adequadamente.

Alguns detalhes desta parceria foram discutidos em reunião, realizada nesta quarta-feira, entre o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo e o presidente e o vice do CAU/CE, arquitetos Odilio Almeida e Delberg Ponce de Leon. O encontro também contou com a presença do assessor institucional do Sebrae, Reginaldo Lobo, do articulador da Unidade de Gestão de Negócios (UGN) da instituição, Sílvio Moreira e do gerente geral do conselho, Oscar Saldanha do Nascimento.

De acordo com Odílio, apenas 40% dos cerca de 2 mil arquitetos e urbanistas do estado possui empresa formalizada. A ideia, segundo ele, é aumentar esta formalização a partir da oferta de orientações e capacitações para os profissionais e também para os estudantes da categoria.

Segundo Cartaxo, o Sebrae possui um conjunto de soluções que podem ser oferecidas a estes profissionais nas áreas de gestão, marketing, planejamento e finanças. “A arquitetura integra o conjunto de atividades enquadradas pela ONU como parte da chamada economia criativa e aqui no Sebrae temos buscado fortalecer as categorias deste importante segmento da economia, principalmente no que se refere a qualificação para uma melhor gestão destas empresas e para o acesso a novos mercados”.