Premiação

Sebrae entrega Selo de Qualidade a empresas do segmento de turismo

Do total de 140 agraciados este ano, 82 empresas conquistaram o Selo Ouro, 30 o Selo Prata e 28 o Selo Bronze

Representantes de 140 empresas do segmento de alimentação fora do lar, hospedagem e eventos de todas as regiões do estado receberam na manhã desta quinta-feira (6), o Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae. A premiação reconhece as empresas que se destacaram pela excelência no atendimento e na prestação de serviços. A solenidade, realizada em parceria com o Sistema Verdes Mares, foi gravada pela TV Diário e será exibida pela emissora no próximo sábado (8), das 18h às 19 horas.

O evento, realizado no Buffet La Maison Dunas, reuniu empresários, lideranças do segmento do turismo, gestores e técnicos dos Sebrae dos 12 escritórios regionais. Entre os presentes estavam o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, João Porto Guimarães, o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo e o superintendente do Diário do Nordeste, Pádua Lopes.

Na oportunidade, também foi realizado o lançamento do livro “Selo de Qualidade em Serviços: 20 anos”, que resgata a trajetória do programa do Sebrae, que que há mais de duas décadas vem contribuindo para qualificar os empreendimentos do turismo do estado. Além de registrar a história do programa, a publicação também traz depoimentos de gestores do Sebrae e casos de sucesso de empreendedores de todo o estado.

Agraciados

Neste ano, o Selo de Qualidade trouxe novidades. Os empreendimentos vencedores foram divididos em três categorias: Ouro, Prata e Bronze. Na categoria bronze, ficaram os empreendimentos que conseguiram cumprir de 80 a 85% em cada um dos cerca de 200 itens avaliados pela comissão julgadora do programa. Já na categoria prata, estão as empresas que obtiveram índice de avaliação entre 86 e 90%. Os vencedores da categoria ouro, foram aqueles que conquistaram mais de 90% em todos os itens avaliados.

Do total de 140 agraciados este ano, 82 empresas conquistaram o Selo Ouro, 30 o Selo Prata e 28 o Selo Bronze. Fortaleza concentrou o maior número de empresas que conquistaram o Selo este ano: 39. Em segundo lugar ficou a região do Cariri com 27 vencedoras. Na região de atuação do escritório regional Metropolitano do Sebrae, foram 12; Nos territórios dos escritórios do Litoral Leste, Norte e Ibiapaba, foram 11 empresas em cada. Completam a lista os escritórios de Baturité (7 empresas), Sertão Central (7 empresas), Centro Sul (6 empresas), Jaguaribe (4 empresas), Crateús (3 empresas) e Itapipoca (2 empresas).

Para a gestora estadual do programa, Evelyne Tabosa, a conquista do Selo é um reconhecimento ao esforço e dedicação dos empreendedores do segmento do turismo e de seus colaboradores em oferecer produtos e serviços cada vez mais qualificados aos clientes. “Conquistar o Selo não é uma tarefa fácil e por isso aqueles que conseguem, merecem o nosso reconhecimento por terem cumprido todas as exigências do programa e aqueles que, por algum motivo, não foram contemplados este ano não devem desanimar, devem continuar trabalhando, melhorando e buscando se qualificar mais e mais”.

Evelyne destaca ainda a importância do selo ser anual, uma vez que as empresas precisam estar constantemente atentas ao processo de melhorias. “O turismo é um segmento é dinâmico e que exige que as empresas estejam sempre empenhadas em melhorar seus produtos e serviços. Não adiantam uma empresa ganhar o Selo este ano e no próximo descuidar e achar que está tudo bem. A qualidade é o resultado de um esforço permanente e daí a necessidade das empresas estarem participando todos os anos do Selo”.