Agronegócio

Sebrae leva inovação para os pequenos produtores rurais durante o PECNORDESTE

O evento será realizado de 13 a 15 de Junho, no Centro de Eventos do Ceará em Fortaleza

Startups cearenses estarão participando da edição 2019 do Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, apresentando soluções que podem ajudar a melhorar a gestão e os processos produtivos dos pequenos negócios rurais. A iniciativa do Sebrae /CE pretende estimular a aproximação destas empresas inovadoras com os produtores rurais nordestinos visando o aumento da inovação e da competitividade dos pequenos negócios do setor de agronegócio.

Para isso, no stand do Sebrae/CE no evento estarão sendo apresentadas soluções desenvolvidas no Ceará, como o Sistema de Rastreabilidade no Campo para produtos vegetais; o Monitoramento da Qualidade da Água e Correção para Produção de Camarão; Sistema de Automação, Controle e Monitoramento de criatório animal; Automação de Sistemas para Produção Animal; Vendas de produtos Orgânicos e Agroecológicos através de aplicativos; Uso de tecnologias que possibilitem maior retenção de água e nutrientes nos solos, reduzindo o volume de resíduos gerados por fraldas descartáveis.

Outra inovação que estará presente no espaço do Sebrae é a utilização de drones com softwares que realizam o acompanhamento e monitoramento de pragas e doenças nas plantas ou que auxiliam nos levantamentos topográficos. Durante os três dias de evento, o Sebrae/CE também oferecerá para o público participante uma vasta programação de palestras com a apresentação das diversas soluções das startups, além das demais soluções da instituição para os pequenos negócios rurais.

PECNORDESTE

O PECNORDESTE é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC,  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR/CE, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Sindicatos de Produtores Rurais e Sebrae Ceará . Em sua vigésima terceira edição, o evento traz como tema: Tecnologia e inovação para uma pecuária competitiva.

De 13 a 15 de junho, o PECNORDESTE trará uma ampla programação técnico-científica de capacitação, envolvendo 9 segmentos da cadeia produtiva do agronegócio, através da realização de palestras, cursos, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, com a participação dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura, da Equinocultura e da Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural, como o Artesanato e o Turismo no Espaço Rural e Natural, importantes cadeias produtivas na dinamização da economia rural.