Retomada

Sebrae orienta donos de negócios de games para retorno seguro das atividades

Profissionais envolvidos no desenvolvimento de jogos, distribuidores, donos de arcades e fliperamas devem estar atentos ás medidas de segurança no ambiente de trabalho

Os negócios de games, que fazem parte do segmento da Economia Criativa, também foram atingidos pelo avanço da pandemia do coronavírus. De acordo com a 6ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV na última semana de julho, o segmento da Economia Criativa, como um todo, é um dos que mais sofreram com quedas no faturamento. O levantamento mostrou que as perdas chegaram a 73%, bem acima da média geral, que é de 50%.

Com o processo de reabertura de estabelecimentos e retorno de muitas atividades econômicas, os empresários de negócios criativos de games também devem se preparar para a retomada dos negócios de forma segura e consistente, a partir de um novo contexto de consumo de produtos e serviços. Para apoiar os pequenos negócios do setor diante desse novo desafio, o Sebrae elaborou um protocolo de retomada específico, a partir da parceria com entidades setoriais e recomendações das autoridades oficiais de saúde nacionais e internacionais.

A iniciativa do Sebrae faz parte da disponibilização de um conjunto de 35 documentos para 47 segmentos, com orientações para que os empresários consigam adequar o ambiente de trabalho de desenvolvedores, publishings, distribuidores e varejo do setor de games (arcades, games e fliperamas), oferecendo um local seguro para receber colaboradores, fornecedores e clientes.

O Sebrae reconhece que a liberação do funcionamento dos estabelecimentos para desenvolvimento de games depende, fundamentalmente, das condições específicas de cada localidade e recomenda que os empresários fiquem atentos aos decretos e demais regulamentos vigentes na sua região e, caso exista divergência de informações entre as medidas estaduais e municipais, opte por seguir a orientação mais rígida, de preferência, de acordo com as recomendações das autoridades oficiais de saúde, como Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, dentre outras. A instituição também alerta que é de extrema importância acompanhar diariamente as atualizações voltadas para o setor de games e implementar somente aquilo que estiver o?cialmente estabelecido.

Além das orientações gerais de higiene e saúde para prevenção do contágio e transmissão da doença, o documento também chama atenção para a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies que sejam compartilhados ou tocados com frequência, inclusive acessórios, máquinas e equipamentos de uso manual, como consoles,

computadores, óculos virtuais, dentre outros.

Confira as principais recomendações para retorno das atividades dos negócios de games:

Orientações para local de trabalho nos escritórios administrativos e estúdios de desenvolvimento e teste de jogos

* Ao realizarem testes dos jogos, evite aglomerações, higienize com álcool em gel 70% os consoles, óculos VR e equipamentos que serão utilizados por profissionais e convidados.

* Verifique se locais de trabalho estão limpos e higienizados. Superfícies (mesas e bancadas) e objetos (telefones, teclados) precisam ser limpos com desinfetante regularmente.

* Certifique-se de que funcionários, contratados e clientes tenham acesso a locais onde possam lavar as mãos com água e sabão.

* Coloque desinfetantes de mãos (álcool em gel) em locais de destaque no local de trabalho.

* Promova boa ventilação no local de trabalho.

* Diminua a capacidade de público do escritório ou estúdio, de modo que seja possível minimizar o contato, promovendo o agendamento de compromissos ou escala de trabalho.

* Promova o distanciamento de 1,5m entre pessoas nas estações de trabalho. Uma dica é utilizar adesivos no chão para demarcação da distância mínima.

Orientações para o local de trabalho – varejo (arcades, games e fliperamas)


* Cubra os painéis dos arcades, consoles e óculos de VR com papel filme para facilitar a higienização dos equipamentos com álcool 70% a cada utilização e troca de usuários.

* Promova o teletrabalho ou trabalho remoto sempre que possível. Evite deslocamentos de viagens e reuniões presenciais, utilizando recursos de áudio e/ou videoconferência.

* Atenda à exigência de manter a distância mínima de segurança de 1,5 metro entre os clientes e colaboradores.

* Realize o controle de entrada e saída dos clientes a fim de evitar aglomerações.

* Procure realizar a abertura em horários diferentes, para que o tráfego de clientes e profissionais não coincida com o pico de movimento do transporte público.

* Solicite que o cliente use máscara própria ou fornecer assim que entrar no estabelecimento.

Orientações gerais para os colaboradores

* Oriente os trabalhadores sobre a prevenção de contágio pelo coronavírus e a forma correta de higienização das mãos e demais medidas.

* Crie e divulgue protocolos para identificação e encaminhamento de trabalhadores com suspeita de contaminação antes de ingressar no ambiente de trabalho.

* Garanta um espaço reservado para guardar bolsas e itens pessoais dos colaboradores, mas solicite que cada um traga o mínimo de objetos pessoais para o ambiente de trabalho; forneça sacolas plásticas para acondicionar os pertences de cada funcionário.

* Oriente os colaboradores a vestirem o uniforme ou roupa de trabalho somente no local de trabalho. Uniformes, EPIs e máscaras não devem ser compartilhados.

* Mantenha distância segura entre os trabalhadores, considerando as orientações do Ministério da Saúde e as características do ambiente de trabalho.

* Emita comunicações sobre evitar contatos próximos, como abraços e apertos de mão.

* Adote medidas para diminuir a intensidade e a duração do contato pessoal entre trabalhadores e entre esses e o público externo.

* Priorize medidas para distribuir a força de trabalho ao longo do dia, evitando concentrá-la em um turno só.

* Reforce a limpeza de sanitários e vestiários, assim como de pontos de contato, como corrimões, banheiros, maçanetas, terminais de pagamento, elevadores, mesas e cadeiras.

* Escolha um colaborador para fiscalizar se os novos procedimentos estão sendo efetuados da forma estabelecida. Trocar de colaborador periodicamente para essa função.

Orientações para atendimento de clientes e fornecedores do varejo

* Informe aos clientes que o seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e com a segurança, paraque eles se sintam seguros. 

* Treine a equipe para falar sobre as medidas de segurança, utilize cartazes por onde o cliente circular. Também faça comunicação no site e/ou redes sociais.

* Receba fornecedores e/ou distribuidores em um local específico, de preferência em local e horário separado do atendimento ao público.

* Todas as recomendações de higiene e saúde devem ser exigidas também de fornecedores, distribuidores e profissionais de manutenção de equipamentos.

* No manuseio de documentos, emissão de recibos ou assinatura de documentos de entrega, utilize luvas ou higienize as mãos na sequência de tais procedimentos;

* Utilize a máscara nos locais de recebimento de materiais/produtos e exija isso também dos fornecedores, clientes e aos profissionais de manutenção.

* Redobre a atenção e cuidados que estão sendo tomados no manuseio das encomendas com foco em higiene e integridade das embalagens, a fim de agregar valor ao serviço prestado, cativando, fidelizando o cliente e garantindo a segurança do serviço prestado.

* Comunique aos seus fornecedores os procedimentos de limpeza e higiene que você está adotando e procure saber quais os procedimentos eles estão fazendo. Alinhe as práticas, evitando atritos no relacionamento com esses parceiros.