Cariri

Sebrae promove oficinas de artesanato e feira de produtos na Expocrato

A programação, que é gratuita, segue até o próximo sábado (15)

Uma programação de oficinas com artesãos do Cariri está movimentando o estande do Sebrae na Expocrato. Todos os dias um artesão estará ensinando alguma tipologia típica da região aos visitantes interessados. A programação, que é gratuita, começou na última segunda-feira (10) com uma oficina de fabricação de bonecas de pano.  As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (88) 3512.3322.

Nesta terça-feira (11), será realizada a oficina de reaproveitamento de retalhos de couro. Já na quarta-feira (12), serão ofertadas ao público as oficinas de crochê e trançado de palha de milho.  Na quinta (13), será a vez da oficina de xilogravura e na sexta (14) fechando a programação de capacitações haverá a oficina de artesanato com palha de bananeira.

No estande do Sebrae, os visitantes também podem conhecer e adquirir produtos da agricultura orgânica à base de cambui, um fruto típico da chapada, mel e buriti, além de produtos feitos por artesãos locais com palha de milho, couro, madeira, bem como crochê, xilogravuras, bonecas de pano, redes de dormir e esculturas sustentáveis feitas com o reaproveitamento de peças de motos. São 19 produtores, sendo três da agricultura orgânica e 13 artesãos.

Ambientação

O espaço do Sebrae foi todo preparado para proporcionar aos visitantes uma imersão na paisagem e na cultura da região do Cariri. Ele está todo ambientado com elementos da cultura local, com artefatos e imagens relacionados a religiosidade, a riqueza e diversidade do artesanato, da música e do patrimônio ambiental.

O estande também abrigará apresentações culturais e degustação de produtos da culinária da região, uma ação que é fruto da parceria com a Associação de Bares e Restaurantes do Cariri (Abrasel Cariri) e da Associação dos Produtores Orgânicos da Região do Cariri Cearense (Aprorce).

PROGRAMAÇÃO DO ESTANDE DO SEBRAE NA EXPOCRATO

Dia 11

17h - Oficina Reaproveitamento de Retalhos de Couro

Dia 12

15h - Oficina de Crochê

Dia 13

17h - Oficina de Xilogravura

19h - Apresentação cultural

Dia 14

17h- Oficina de Palha de Bananeira

19h - Degustação de culinária regional - Abrasel e Aprorce